Imagem de Capa

banner image

PUBLICIDADE

Comunidade escolar do Médio Mearim recebe duas escolas dignas

Compartilhe esta Notícia

Comunidade de Bom Lugar comemora entrega do Centro de Ensino Teresa Leite de Miranda completamente reformado (Foto: Divulgação)

Mais duas unidades do Programa Escola Digna do Governo do Maranhão foram entregues, nesta quarta-feira (26), na região do Médio Mearim. Os Centros de Ensino Teresa Leite de Miranda, no município de Bom Lugar, e Nazaré Ramos, em São Luiz Gonzaga, foram totalmente reformados, beneficiando 1.500 estudantes do Ensino Médio.

Em Bom Lugar, o clima foi de muita alegria pela reforma da escola, que nunca havia passado por uma intervenção na estrutura. “Estivemos aqui, no ano passado, para dar início a reforma e, naquela ocasião, firmamos compromisso, em nome do governador Flávio Dino, de recuperar a escola. Hoje, além de entregar essa bela obra, anunciamos mais duas importantes etapas de melhorias que virão, a climatização das salas de aula e a revitalização da quadra poliesportiva. Nosso pedido é que estudem e cuidem da escola”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão. A obra da quadra esportiva deve iniciar no próximo mês.

A escola funciona em três turnos e possui seis salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, sala de professores, secretaria, diretoria, banheiros adaptados e rampas para cadeirantes, dentre outros espaços.

O gestor Ricardo Rodrigues lembrou que esta foi a primeira reforma estruturante no prédio. “Pela primeira vez se vê uma reforma nesta escola e isso é motivo de orgulho, deixa alunos e professores motivados. Se tem uma boa estrutura, com certeza contribui para o aprendizado dos estudantes. O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão têm contribuído bastante com a educação não só de Bom Lugar, mas de todo o Maranhão”, enfatizou.

“Agradeço imensamente em nome de todos os alunos pela ótima reforma, pelo que o governador vem fazendo pela educação e que tem se mostrado preocupado em melhorar os índices educacionais do nosso estado. Para muitos era impossível essa obra, mas para Deus nada é impossível e com a determinação do governador, nossa escola está reformada”, ressaltou Jackson Silva, estudante do 3° ano.
Em São Luís Gonzaga, teve fogos, banda de música, muita animação, lágrimas e emocionados discursos de gratidão para celebrar a entrega da obra de reforma e adequação do Centro de Ensino Nazaré Ramos, única escola de Ensino Médio da cidade. Construída em 1942, a unidade escolar é referência no município.

“Todo gonzaguense, que concluiu o Ensino Médio nessa cidade, passou por esta escola. Por isso, nós dizemos que ela é parte da nossa história e da nossa vida. Essa escola tem valor tradicional, histórico, emocional, um valor educacional. E estava deteriorada pelo tempo e pela falta de reforma”, destacou a gestora da escola, Denise Santos Miranda Pereira.

O que existia era uma escola com estrutura antiga e consumida pelo tempo, com salas apertadas, sem ventilação e luminosidade adequadas, com teto comprometido, paredes danificadas. Em 77 anos, a escola passou por três pequenas reformas que não mexeram na estrutura. A última tinha sido há 23 anos.
A obra de reforma e adequação mexeu em toda a estrutura do prédio escolar. Do telhado ao piso, passando pelo revestimento, reboco, esgotamento sanitário, instalações elétricas, tudo foi trocado. As janelas, agora de vidro, trouxeram luminosidade às salas, onde antes a única luz que entrava era a elétrica. E os banheiros ganharam louças e cara nova. Na ampla reforma, também está incluso o complemento da climatização das salas.

“A escola passou por uma mudança estrutural. Pela primeira vez, alguém olhou para nós, olhou para essa escola com olhar humanizado. Quando o secretário Felipe Camarão veio aqui, ele percebeu que não podíamos ficar do jeito que estávamos. E, graças a Deus, agora estamos recebendo uma escola nova, arranjada, ventilada, espaçosa. Agora nós temos a escola que merecemos. A única palavra que define o que sentimos neste momento é gratidão”, ressaltou a gestora Denise Santos Miranda Pereira.

A obra recebeu investimento de mais de R$ 800 mil, beneficiando 1.080 estudantes, que celebraram a entrega da escola.
“Essa reforma vai melhorar o conforto dos alunos e o aprendizado. Em uma escola com ambiente adequado, os alunos ficam mais estimulados, mais interessados em vir para a escola. O que nós estamos sentindo é felicidade, porque esperamos muito por esse momento”, afirmou a estudante Djane Aguiar do Nascimento.

“Estamos felizes, gratos e orgulhosos. E eu quero deixar até um aviso para as futuras gerações de estudantes: cuidem desse espaço, porque ele é nosso. Se a gente não cuidar, ninguém mais vai cuidar”, disse o estudante Lyan Sousa.

O prefeito de São Luís Gonzaga, Francisco Júnior, destacou a importância da reforma para a cidade. “Em nome de toda população de São Luís Gonzaga, eu agradeço por essa reconstrução, sim, porque aqui foi muito mais que uma reforma, é a décima escola que há mais de 30 anos precisava de uma repaginação. E ela veio por meio de um governo que olha para seu povo com respeito e carinho. Muito obrigado”, disse.

O secretário Felipe Camarão destacou a felicidade do governo em poder transformar sonhos, como é o caso da comunidade gonzaguense. “Eu trago algumas palavras do governador Flávio Dino. A primeira é gratidão pela paciência e a humildade com que vocês encararam essa obra junto conosco; a segunda, também, é gratidão pela parceria com a prefeitura que esteve do nosso lado, dando apoio do começo ao fim; e, por último, eu e o governador Flávio Dino pedimos a cada estudante que zele por essa escola, porque ela é de vocês, façam bom proveito, estudem, deem o melhor de vocês”.

Próximas inaugurações

Esta semana, o Governo do Maranhão entregará obras do Escola Digna nos municípios Jenipapo dos Vieiras (Aldeia Canafístola), na quinta-feira (27); e em São João do Sóter, com a Escola Digna do Povoado Taboca, na sexta-feira (28).

Comunidade escolar do Médio Mearim recebe duas escolas dignas Comunidade escolar do Médio Mearim recebe duas escolas dignas Reviewed by BM Mídias on 26 junho Rating: 5

Nenhum comentário:


Ouça a Rádio BM Mídias Aqui!
Não tocou? Clique no PLAY acima

Tecnologia do Blogger.

Ouça a Rádio Também