Capa

PUBLICIDADE

A secretaria de saúde de Bernardo do Mearim apresenta resumo das atividades coletivas realizadas em alusão setembro amarelo por profissionais de atenção primária do município

Compartilhe esta Notícia


     A Prefeitura de Bernardo do Mearim por meio da Secretaria de Saúde, das equipes de Saúde da Família em parceria com a Assistência Social e Secretaria de Educação, desenvolveu atividades em alusão ao Setembro Amarelo, em comunidades como Morada Nova, Sede e Povoado Caneleiro. Embasados pelo Ministério da Saúde, procuramos seguir as seguintes recomendações:
  •         Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.
  •         Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento.
  •         Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa.
  •         Se a pessoa com quem você está preocupado (a) vive com você, assegure-se de que ele (a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.
  •         Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.
No dia 19 de setembro de 2019, na UBS do povoado Morada Nova, realizou-se uma importante palestra promovida pela enf. Arlene Santana, o psicólogo José Francisco, a técnica Maria Ledevanes e os ACS’s Aldenir, Vicente e Francisca.

TEMA: PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. 
PALESTRANTE: PSICÓLOGO JOSÉ FRANCISCO 
FOTOS:



D       Dando continuidade, no dia 24 de setembro de 2019, foi a vez da equipe de Saúde da Família da Sede, promover uma linda palestra com o Tema: Depressão é coisa séria. 

          A palestra foi ministrada pela psicóloga Elivanda, juntamente com a enfermeira Samya, Agentes Comunitários de Saúde e toda a equipe de ESF. Na ocasião foi confeccionado um mural com frases positivas, depoimentos de usuárias do SUS e distribuição de lembrancinhas.  Marcaram presença a vereadora Adriana Silva e o Secretario de Assistência Social Josinaldo França fortalecendo o trabalho

FOTOS:


Encerrando as atividades do mês, a equipe do Povoado Caneleiro, no dia 27 de Setembro de 2019, promoveu uma palestra na Unidade Escolar Teixeira de Freitas, com enfoque na prevenção ao suicídio. Com objetivo de conscientizar sobre a importância da valorização da vida; reconhecer o suicídio como quesito de saúde e que a ESF está capacitada à prestação do cuidado.
         
Profissionais envolvidos na atividade: Enfermeira Jessica França; Psicólogo Jose Francisco, ACS’s Fabiana, Clemilda, Antônia Nadir, Jociel, Darlene e Romário. Diretora Janice, Professores Elves, Josimar, Sergio, Fabricio e Saraiva. Houve participação em massa, dos alunos da escola citada.

FOTOS:



A secretaria de saúde de Bernardo do Mearim apresenta resumo das atividades coletivas realizadas em alusão setembro amarelo por profissionais de atenção primária do município A secretaria de saúde de Bernardo do Mearim apresenta resumo das atividades coletivas realizadas em alusão setembro amarelo por profissionais de atenção primária do município Reviewed by BM Mídias on 02 outubro Rating: 5

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE


Tecnologia do Blogger.

Ouça a Rádio Também